Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sociedade


Sociedade, da cadeira a escuto definhar em seu mar de sensacionalismo, 1984 é brincadeira perto do que as pessoas se obrigam a escutar, eu não entendo como se pode ir tão fundo num assunto como um assassinato sem mesmo tocar a palavra alma, a família é usada como um carregador de pedras, a ela só resta chorar e ficar indignada, pessoas aparecem chorando, clamando por justiça e homens de terno e gravata fingem ser uma voz amiga em pé diante da tela. A busca da audiência faz apresentadores usarem de um sensacionalismo barato, beirando a comicidade para obter a "comoção" de quem se dá ao luxo de perder tempo assistindo esse tipo de "jornalismo". Bastam três ou quatro minutos para colocar uma nação contra uma pessoa em casos que se fossem verdadeiramente analisados teriam outros rumos.

Sociedade, assiste reality shows na televisão torcendo por seus personagens favoritos e se negam a acreditar que o final não é ela quem escolhe, é a mídia. Poucos dos que se divertem com esse tipo de entretenimento conhecem George Orwell, na verdade ele deveria ser idolatrado por essas pessoas, pois sem ele as noites de divertimento sintético criadas para agradar as massas não existiriam. Alguns já assistiram "O Show de Truman", mas não são capazes de decifrar metáforas, infelizmente.

Sociedade, ela acha que acabou com a ditadura, mal sabe que a poderosa ditadura da mídia continua e que essa opressão que ela pensa ter eliminado só acabou porque a mídia quis que acabasse, só acabou porque quem tinha o poder não via mais utilidade em fazer uso da força para controlar as pessoas. Descobriram outro modo de fazer isso, um modo mais barato, poderoso e eficiente, simplesmente convencem as pessoas, e as que não se deixam convencer acabam esquecidas por não seguirem os padrões da sociedade.

Bem, sociedade, direi-lhe então a verdade: existe um Big Brother, um "Grande Irmão" que observa você em todo lugar onde você vai, ele te diz o que você deve comer, como deve se vestir, como deve falar, a maneira certa de agir e até mesmo com quem se relacionar. Existe um "Grande Irmão" que comanda todos os outros "irmãos", os persegue e os comanda. Você não acredita? Olhe ao seu redor, veja as roupas que está usando, veja as janelas abertas em sua tela, olhe o relógio, veja quanto tempo faz que você está em frente essa tela!

Sabe o que mais? Esse cara, esse tal "grande irmão" te ensinou a ser fraco te ensinou que "Guerra é paz, liberdade é escravidão e ignorância é força!". Também não acredita, olha para trás, veja quantas vezes você teve que lutar para ter o que queria e seguir sua vida em paz, veja quanto tempo você fica preso ao trabalho para poder ter tempo livre mais tarde com a família e como você se acha esperto ou esperta assistindo um jornal que nunca, jamais vai te falar a verdade sobre determinado político porque ele é o dono.

Essas são reflexões sobre a sociedade, escrevo por escrever, adoraria que alguém comentasse, sua opinião é diferente da minha? Comente também e prometo respeitá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas palavras são um grito de socorro em um mundo que não me entende.
Grite comigo!